Black Friday? Saiba aqui como evitar golpes e não perder dinheiro!

 em Curiosidades

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos durante o século XIX, chegou no Brasil por volta de 2010 e se tornou uma época do ano bastante conhecida pelos grandes descontos oferecidos pelos mais variados tipos de lojas. 

Mas aqui, o que seria apenas uma sexta, do inglês “friday”, virou um novembro inteirinho de promoções, descontos e oportunidades para realizar nossos desejos de consumo por um preço mais camarada. 

Porém, durante esse período, nem tudo são flores e ciladas oportunistas estão por todos os lados.

Não é à toa que a Black Friday brasileira também passou a ser conhecida como “Black Fraude”, naquela pegada de “tudo pela metade do dobro”.

Ou seja, várias lojas aproveitam essa época para enganar o consumidor, sem diminuir seus preços e até mesmo aplicar golpes.  

Pensando em como você pode se prevenir para não cair em nenhuma roubada, economizar e não ser prejudicado, preparamos algumas dicas sobre a Black Friday brasileira, aproveite! 

 

1.  Antes da Black Friday, baixe aplicativos que comparem preços 

Infelizmente, é bastante comum que lojas inflem os preços de seus produtos dias antes de colocá-los em promoção, o que dará a falsa impressão de um bom negócio para você, consumidor. 

Portanto, monitore os preços daquilo que você deseja comprar com antecedência e utilize aplicativos para isso.

Esses aplicativos podem ser tanto das próprias lojas virtuais, quanto aplicativos feitos exatamente para comparação de preços, tais como: o Buscapé e Zoom.

 

2. Pesquise, pesquise e desconfie 

Aqui no Brasil é diferente do que ocorre nos Estados Unidos, a Black Friday acontece muito mais no mundo virtual.

Assim, ficamos enlouquecidos com a imensa queda de preços que acontece no incrível mundo das lojas virtuais.  

De modo que é muito importante desconfiar de sites com descontos muito altos e que são poucos conhecidos, pois,  a chance de você estar dando seu suado dinheirinho para um golpe é bem grande nesses casos.

Para isso, sites como o Reclame Aqui são ótimos aliados, já que nos permitem ler depoimentos reais sobre cada loja e como essas tratam os seus clientes. 

Portanto, lembre-se: todo cuidado é pouco com sites desconhecidos e que oferecem descontaços, principalmente! 

 

3. Mantenha o foco durante a Black Friday 

Uma vez que você sabe exatamente o que quer comprar durante a Black Friday, pesquise bastante sobre o produto em questão, desde especificações técnicas até o preço antes dessa época de promoções. 

Durante a Black Friday, ou Black November como ficou mais conhecida por aqui, faça da informação sua principal aliada e assim os riscos de acabar em um mau negócio cairão vertiginosamente! 

4. Preste atenção ao frete 

Pode ser que o seu desejo de consumo esteja mesmo muito, muito mais barato, entretanto, também pode ser que o frete esteja altíssimo e que por esse motivo, a compra não compense. 

Desse modo, para evitar futuras dores de cabeça, antes de finalizar sua compra, fique de olho no valor final, quando o valor do produto é somado ao frete e só depois analise se é realmente um negócio digno de uma autêntica Black Friday. 

Ah! Atente-se aos prazos do prazo também, pois, como as vendas durante esse período aumentam, pode ser que sua compra demore muito mais para chegar. 

 

5. Fique de olho nas políticas de devolução 

Independente de ter comprado um produto em época de Black Friday ou não, Código de Defesa do Consumidor garante o arrependimento da compra em até sete dias. 

 

Trocando em miúdos, isso significa que, se por qualquer motivo você não ficou contente com a sua compra, você pode devolvê-la e ter seu dinheiro de volta de forma integral. 

Já que esse é um direito seu previsto no Código de Defesa do Consumidor, Lei 8078/90, artigo 49. 

 

Extra

Agora se você quer promoções reais, de produtos fresquinhos, feitos especialmente para você e para quem você gosta, vem cá conferir as promos da Dejú!

 

Durante todo o mês de novembro, a Dejú estará com promoções relâmpago diferentes e pode acreditar, vem muito mais por aí! 

Ah! E se você baixar o app Dejú, fica sabendo de cada promoção relâmpago NA HORA!

 

Curtiu nossas dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos. ❤

Para receber mais conteúdos como esse curta nossa página do Facebook e siga nosso Instagram. 🤩

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

rotina-materna-blog-dejuFeriado Prolongado com Dejú