Cozinhar em casa? Motivos para curtir todos os dias

 em Curiosidades, Dejú

Não é por acaso que a cozinha é considerada o coração da casa, pois, é nesse cômodo em que aromas, temperos e sabores se misturam aos sentimentos de quem se propõe a cozinhar: seja a mãe, o pai, os avós ou até mesmo os filhos em datas especiais. 

Não é por acaso também que cozinhar tem se tornado cada vez mais uma terapia, com uma explosão de blogs e livros sobre o tema.

 

 

 

De fato, o  ato de preparação de cada alimento, desde sua limpeza até sua cocção, exige além de tempo e concentração do cozinheiro, também sua calma. 

Pois, é necessário ter calma para que o bolo não desande, para que a calda caramelada fique perfeita e que o gratinado fique douradinho, assim como descreve a receita. 

 

Desacelerando:

Como é necessário prestar atenção aos sons dos alimentos enquanto eles cozinham: a panela que ferve, o corte dos legumes, ou o queimar da carne. 

Repare: todos os estágios de preparação dos alimentos possuem sons distintos. Quase uma sinfonia para os ouvidos e depois, para o paladar, é claro. 

E é justamente essa calma e atenção que permeiam a cozinha que vem trazendo cada vez mais adeptos para essa terapia tão saudável quanto saborosa.  

Sim, é possível após um dia completamente estressante escolher uma refeição deliciosa para prepará-la do zero e fazê-la sem pressa.

Com cuidado e com carinho, ainda que seja apenas para você, que já é motivo mais do que suficiente.

 

 

Se preferir, acrescente uma taça do seu vinho favorito e faça desse momento um verdadeiro carinho em si próprio. 

 

Se esses motivos não bastam para te convencer sobre como cozinhar é maravilhoso, escolhemos aqui mais alguns motivos que com certeza te farão mudar de opinião e entrar para o incrível mundo dos cozinheiros amadores de final de semana (ou do dia a dia!). 

01. Cozinhar faz bem para a sua saúde mental 

Quando você está tendo um dia ruim, pode ser uma boa ideia abrir livros de receitas ao invés de simplesmente ir deitar um tanto tristonho da vida. 

Segundo os especialistas no assunto, cozinhar pode ajudar e muito a saúde mental já que se trata de uma saída sobretudo criativa.

O ato de cozinhar canaliza energias que podem ser usadas como distrações ao mesmo tempo em que ajudam a construir o domínio de uma nova habilidade e uma nova maneira de expressar emoções. 

Ou seja, cozinhar é uma terapia alternativa que ainda possui uma deliciosa recompensa: o prato que você mesmo preparou!  

 

02. Economiza dinheiro

Comer alimentos caseiros, geralmente é muito mais barato do que comer em um restaurante ou comprar alimentos processados ​​do mercado.  

Dessa forma, prepare os lanchinhos e almoços da família em casa e em pouco tempo o trabalho que aparentemente você terá será recompensado por todo dinheiro que vocês economizarão.

Acredite, a economia é surreal! 

03. Cozinhar em casa é garantia de ingredientes muito mais saudáveis

Muitos alimentos preparados comercialmente são ricos em gordura, sal e açúcar: eis o segredo para mantê-los sempre aparentemente frescos e gostosos!

Já quando preparamos nossa própria refeição, sabemos exatamente quais ingredientes e o quanto de cada um está entrando em nossa comida.

Portanto, lembre-se que quando cozinhamos em casa, nós é que estamos principalmente no controle! 

 

04. Cozinhar em casa ajuda a evitar desperdício 

Restaurantes e lanchonetes oferecem porções muito maiores que o necessário.

E o problema é que, quando a comida está à sua frente, é provável que você a coma ou que grande parte vá para o lixo. 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, 28% dos alimentos produzidos no Brasil são jogados no lixo após chegarem aos consumidores.

É muito alimento sendo jogado fora! 

Por fim, é uma ótima maneira de combater esse desperdício é fazer a sua própria comida e não desperdiçá-la, não acha?

 

 

05. Cozinhar em casa reúne a família 

Acima de tudo, cozinhar em casa não precisa ser um ato solitário, muito pelo contrário! 

Não está convencido e quer um exemplo de como esse momento pode ser ainda mais maravilhoso? 

Vamos lá! As crianças aí gostam de hambúrguer?

Ótimo! A Dejú conta com uma linha incrível de kits de hambúrguer que é perfeito para a família inteira! 

Esses kits que já contém tudo o que vocês precisam para preparar deliciosos lanches em casa, lhes darão além daquela satisfação gostosinha de comer algo feito por si próprios, algo mais: uma memória compartilhada. ❤

Além disso, você sabia que cozinhar com os seus filhos pode ensiná-los muito mais do que apenas comida?  Dessa forma, você poderá ensiná-los sobre paciência e disciplina também! 

 

Ah, outra coisinha, as crianças são mais propensas a experimentar diferentes alimentos quando estão envolvidas no processo de prepará-los. Pode acreditar, vai ser divertido para todos!

E aí, gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos. 

Para receber mais dicas como essa curta nossa página do Facebook e siga nosso Instagram. 🤩

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

dia-do-homem-blog-dejuassinaturas-blog-deju