Posso comer pão na dieta?

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Há muitas controvérsias em torno do pão na dieta. De uns tempos pra cá, temos ouvido muito falar sobre o perigos dos carboidratos em excesso para uma dieta saudável.

Mas afinal, será mesmo o pão na dieta o vilão da história? 

No texto de hoje, vamos te contar que um pãozinho fresquinho, além de pra lá de gostoso é muito nutritivo e pode sim, ser um ótimo aliado a sua dieta! 

O pão e os seus benefícios 

 

 

 

 

 

Desde os tempos mais remotos, o pão ocupa uma posição especial na culinária do mundo todo como um alimento indispensável. 

Entretanto, nas últimas décadas, as pessoas passaram a acreditar que o pão não só engorda mas também faz mal e que dessa forma, esse alimento precisa ser eliminado de nossas mesas. 

Porém, de acordo com a dieta mediterrânea, uma das dietas mais completas e saudáveis do mundo, o pão deve ser consumido diariamente.

E, talvez você não saiba, mas conforme a Organização Mundial da Saúde a OMS, a ingestão ideal é de 250 gramas de pão em média por dia.

Indo direto ao ponto, os benefícios do pão na dieta são inúmeros e já te adiantamos: não é necessário tirar esse alimento tão fundamental da nossa alimentação para ser mais saudável, muito pelo contrário! 

Pão na dieta é energia 

Assim, como uma máquina, nosso corpo necessita de energia (e muita!) para realizar todas as suas funções diariamente. 

Essa energia pode vir dos mais diversos nutrientes como o cálcio, por exemplo, que está presente no pão. 

De fato, o pão branco é enriquecido com cálcio e quatro fatias médias por dia fornecem mais de 30% da ingestão diária recomendada de cálcio necessária diariamente para manter ossos e dentes saudáveis.

Embora associado à obesidade, o pão é relativamente baixo em calorias.

Sim, uma fatia média de pão branco contém 66 calorias, enquanto que o pão de centeio contém 68 calorias e o pão de aveia contém 73 calorias.

Dessa forma, os níveis de carboidratos contidos no pão são super úteis para as pessoas que praticam esportes, pois lhes dá toda a energia necessária para treinar.

Pão é fibra que previne doenças e regula os níveis de açúcar 

Pães como o integral, o de centeio e o de aveia, são ultra ricos em fibras e podem prevenir doenças cardíacas, prisão de ventre e hemorroidas, entre outras. 

Assim como também o pães funcionais, isto é, aqueles rico em fibras, são capazes de diminuir os níveis de açúcar no sangue e nos fazer sentir mais saciados, o que é ótimo quando se está de dieta, por exemplo! 

Pão na dieta também é beleza 

Talvez você também não saiba, mas o pão ainda possui tiamina (B1) e niacina (B3), importantes para liberar energia dos alimentos e manter a pele, olhos e unhas saudáveis. 

Como também maioria dos pães também é pobre em açúcar, o que é importante para dentes saudáveis ​​e para manter um peso saudável.

O pão auxilia as futuras mamães 

O pãozinho nosso de cada dia contém ácido fólico, importante em todas as fases das nossas vidas. 

É ainda mais importante para as gestantes, que, entre outras coisas, ajuda a prevenir defeitos no tubo neural, o que pode trazer consequências sérias para o feto como a espinha bífida, por exemplo.

Assim, o ácido fólico presente, também desempenha um papel fundamental na criação e manutenção do DNA, ou seja, essencial para a nossa formação. 

Em outras palavras, vai visitar uma grávida? Uma cesta de pães é uma ótima pedida de presente! 

Previne contra pedra nos rins 

Como já sabemos, o  pão é um alimento à base de fibras, e consumindo apenas uma fatia de pão por dia, já temos o suficiente para auxiliar na melhora do sistema digestivo, o que impede  a formação de cálculos biliares.

Afinal, vamos combinar que pedras na vesícula são um problemão para a saúde de qualquer um, não é mesmo?

O pão na dieta auxilia no emagrecimento 

Sim, você não leu errado. O pão integral é rico em fibras alimentares, o que traz muitos benefícios para a perda de peso.

Por um lado, a fibra se expande para encher o estômago, o que significa que você se sentirá satisfeito mais rápido e consumirá menos calorias em uma refeição.

E como é um carboidrato complexo, o trigo inteiro é digerido mais lentamente, o que te manterá satisfeito por muito tempo. 

Além disso, a fibra evita picos de açúcar no sangue, impedindo que você não coma uma barra de chocolate no meio da tarde e tenha um rápido aumento de açúcar no sangue.  

E você aí, querendo riscar esse chuchuzinho, digo, pãozinho da sua alimentação?

O pão na dieta afasta a tristeza 

Quando estiver se sentindo pra baixo, coma uma fatia de pão.

Os carboidratos presentes nesse alimento aumentam os níveis cerebrais de serotonina, hormônio que melhora o humor e reduz o desejo por lanches não saudáveis, como doces, por exemplo.

Assim, você  reduz o estresse e a ansiedade e de quebra, não se preocupa com a cintura, já dissemos que o pão na dieta é bom para emagrecer, né? 

Comer pão na dieta faz você viver mais 

Pesquisadores da Universidade Harvard, Estados Unidos, descobriram em um estudo de 2015, uma ligação entre uma dieta rica em grãos integrais e alimentos ricos em fibras e o risco de morte.

Os resultados desse estudo mostraram que o consumo desses  alimentos integrais reduzem o risco geral de morte, principalmente por doenças cardiovasculares, tanto em homens e como em mulheres.

E pães à base de grãos integrais e rico em fibras é o que não nos faltam, não é mesmo? 

Portanto, faça as pazes com esse alimento e saboreie seu pãozinho de cada dia tranquilamente, sabendo que sua saúde só irá te agradecer! 

 

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Comentários
  • EDERSOM ARRUDA DO ROSARIO
    Responder

    Pão e sempré pão. E um alimento delicioso que se coloca fermento na massa. para crescer no mundo o amor entre as pessoas. do bem.

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